quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ATIVIDADE 08 – RENASCIMENTO NA ALEMANHA



ATIVIDADE 08 – RENASCIMENTO NA ALEMANHA

As ideias dos artistas italianos, que valorizavam a cultura greco-romana, com o tempo, começaram a se expandir para outros países.

Nesse período de transição entre a Idade Média e o renascimento, o espírito humano se inquietava ainda com um grande conflito: de um lado o sentimento do pecado ligado aos prazeres materiais; de outro, a busca das virtudes e das possibilidades humanas. Essa quebra de valores culturais até então respeitados e a apresentação de outros, rejeitados outrora, mais vistos agora como virtudes, tornou o ser humano mais contemplativo, mais preocupado com os detalhes.

Dürer valorizou a observação da natureza e com a paciência dos artistas da época, a reproduziu fielmente em muitos de seus trabalhos.  Numa de suas pinturas em aquarela e guache (1502), Dürer reproduziu uma lebre com tal realismo que nem parecia pintura, mas fotografia, inexistente na época.

Dürer foi também famoso como hábil gravador, isto é, reproduziu gravuras usando como matriz a madeira e o metal (xilografura). Exemplo Combate de São Miguel com o dragão (1498), que reproduz muito bem o espírito da época: a luta entre o bem e o mal e a possibilidade de paz, retratada abaixo,  na pintura por uma cidade sem conflito, protegida por seres celestiais, ao que parece.

Atividade
Faça um desenho que4 represente o espírito social que vive neste momento a sua cidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário